Arrotar muito pode indicar algum problema de saúde?
AGENDAR CONSULTA

Arrotar muito pode indicar algum problema de saúde?

18/02/2022 às 00:07:00

Arroto ou eructação é um fenômeno fisiológico do organismo e, portanto, natural. Ele ocorre em todas as pessoas algumas vezes por dia, principalmente após ingestão de alimentos de digestão mais difícil e bebidas gaseificadas.

Os arrotos constituem um fenômeno comum e benigno, mas, quando em excesso, pode se tornar patológico e interferir drasticamente na qualidade de vida do paciente. É mais comum em pacientes portadores de doenças funcionais, como síndrome do intestino irritável e dispepsia.

A eructação é considerada patológica quando impacta nas atividades de vida diária do indivíduo mais de 3 vezes por semana, nos últimos 3 meses, sendo os sintomas iniciados pelo menos 6 meses antes do diagnóstico.

Pode ser subdividida em:
▫️Eructação supragástrica, quando o escape de ar é proveniente do esôfago.
▫️Eructação gástrica, quando o ar escapa do estômago.

Condições associadas
▫️Supragástrica: doença do refluxo gastroesofágico, transtornos de ansiedade, bulimia, síndrome de ruminação, transtorno obsessivo-compulsivo, cirurgia antirrefluxo, esôfago sensível ao refluxo.
▫️Gástrica: doença do refluxo gastroesofágico, dispepsia funcional, aerofagia.

Por isso, fique atento! Ainda que seja uma manifestação natural do corpo, quando episódios de arroto se tornam muito frequentes e excessivos e estão associados a sintomas gastrointestinais (como enjoo e queimação), deve-se procurar o gastroenterologista para que se faça o diagnóstico correto.

Deixa suas dúvidas nos comentários

Drª Vanessa Nogueira
Gastroenterologia e Endoscopia
CRM 20782 - RQE 10662/10716
 

Av. Treze de Maio, 1383 (Tower 13). Sala 505, Fátima
Fortaleza - CE