Como é feito o diagnóstico de INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
AGENDAR CONSULTA

Como é feito o diagnóstico de INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

14/04/2022 às 22:58:11

Muitas pessoas quando começam a sentir náuseas, diarreia e inchaço abdominal após ingerir os derivados do leite, já associam à intolerância e retiram esses alimentos da alimentação por conta própria. Porém, a falta deles pode gerar um déficit de vitaminas no organismo. 

Caso você note que há uma mudança no dia a dia e sintomas persistentes, é preciso procurar uma ajuda médica para investigar se realmente se trata somente de uma intolerância ao leite e derivados. Para tanto, o médico pode orientar como fazer um teste terapêutico, em que o paciente retira a lactose sob orientação por um período e observa se há melhora dos sintomas. Mas também há disponíveis exames diagnósticos complementares, que ele pode solicitar, entre eles: 

Exame de sangue (Teste oral de tolerância à lactose):
O teste sanguíneo consiste em fazer a coleta de amostras de sangue do paciente para avaliar a variação da glicemia antes e após a ingestão da lactose. É uma forma indireta de analisar a absorção da lactose pelo intestino.

Teste respiratório com hidrogênio expirado:
Atualmente é o exame padrão-ouro porque é o menos invasivo de todos e também o mais sensível. Para saber se uma pessoa tem intolerância à lactose, ela ingere uma mistura de água com lactose e respira em um aparelho que detecta a quantidade de hidrogênio da expiração.

Teste genético:
Esse teste identifica os indivíduos adultos que possuem as mutações que proporcionam a persistência da produção de lactase e consequente tolerância à lactose. Mas a ausência da persistência pode não se correlacionar com o nível de intolerância e sintomas.


Portanto, vale lembrar que uma pessoa com intolerância à lactose pode viver normalmente e ter uma vida saudável. A retirada da lactose da dieta só é indicada sob recomendação de um profissional capacitado e após investigação adequada.

Fique atento, caso você apresente qualquer tipo de desconforto após a ingestão de algum alimento, consulte o seu Gastroenterologista, para ter o diagnóstico correto e tratar o problema com eficácia e segurança.

Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários

Drª Vanessa Nogueira
Gastroenterologia e Endoscopia
CRM 20782 - RQE 10662/10716

Telefone: (85) 3247 6069
Av. Treze de Maio, 1383 (Tower 13). Sala 505, Fátima
Fortaleza - CE