Fevereiro Verde: Mês de conscientização sobre o câncer de vesícula biliar
AGENDAR CONSULTA

Fevereiro Verde: Mês de conscientização sobre o câncer de vesícula biliar

02/02/2022 às 22:23:40

 O Fevereiro Verde destaca a importância da prevenção do câncer da vesícula biliar, um câncer raro, muito difícil de ser diagnosticado precocemente, mas que precisamos conhecer! Entenda comigo:

O câncer de vesícula biliar é geralmente diagnosticado em fases tardias, já que os primeiros sintomas aparecem quando o tumor está avançado, gerando a obstrução das vias biliares. O amarelamento da pele é o sinal mais frequente, conforme estudos.

A perda de peso sem causa aparente é outro sinal importante, bem como a presença de dor abdominal abaixo das costelas do lado direito, náusea, vômitos, urina escura, fezes esbranquiçadas e, em alguns casos, intolerância a alimentos gordurosos.

Além da vesícula biliar, os canais que saem dela e do fígado (o que chamamos de vias biliares), também podem ser acometidos por câncer (colangiocarcinoma). Da mesma forma, os sintomas dessa doença são inespecíficos e aparecem em estágios mais avançados, fazendo com que o diagnóstico seja tardio.

A obesidade, o tabagismo e o diabetes são os principais fatores de risco para o aparecimento desse tipo de câncer.

E a dúvida que não quer calar: os cálculos biliares também são um fator de risco? 
Sim! Esse é o fator mais comum para o câncer de vesícula biliar. Inclusive alguns cânceres de vesícula biliar são diagnosticados quando há a retirada da vesícula, como tratamento de cálculos biliares ou de inflamação crônica na vesícula.

Entretanto, você não precisa se desesperar! Cálculos são comuns e esse tipo de câncer é raro. Porém, isso não significa que você pode negligenciar o tratamento de cálculos, os sintomas e tão pouco a possibilidade da neoplasia pode ser descartada.

Importante lembrar que a taxa de sobrevida aumenta quanto mais precocemente for feito o diagnóstico. Por isso, cuide-se! Faça seus exames regularmente.

Tem dúvidas sobre esse tipo de câncer? 

Drª Vanessa Nogueira
Gastroenterologia e Endoscopia
CRM 20782 - RQE 10662/10716