O que acontece com seu corpo durante... uma ressaca?
AGENDAR CONSULTA

O que acontece com seu corpo durante... uma ressaca?

29/12/2021 às 21:00:25

Ao comemorar a chegada de um novo ano, muitas pessoas acabam exagerando no consumo de bebidas alcoólicas. O resultado disso é uma forte ressaca no primeiro dia de Janeiro. 

Começar um ano novo com ressaca, cá pra nós... Não é o melhor jeito de iniciar um novo ciclo! PORÉM, a questão é: o que acontece com o seu corpo nessa situação?
Bem, depois de ingerido, o álcool passa pelo sistema digestivo e vai para o fígado. Para se livrar do álcool em excesso, o fígado produz ácidos e deixa de produzir glicose.

Quando chega ao estômago, ele causa lentidão no sistema digestivo e enjoo.

No cérebro, o excesso de ácido e a falta de glicose causam dor de cabeça, lentidão de raciocínio, sono repentino e euforia misturada a mau humor.

O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético e, por isso, as frequentes idas ao banheiro! Isso aumenta a desidratação e a sensação de boca seca, dor de cabeça e fraqueza.


O sangue mais ácido que circulou por horas pelo seu corpo causa vômito, diarreia, tontura, náusea, boca seca e falta de apetite.

Como então evitar a ressaca?
A resposta óbvia é: não beba em excesso! Mas, imagino que não seja isso que você está querendo saber! 

Beber mais devagar e depois de ingerir alimentos ricos em proteínas e carboidratos diminui a velocidade de absorção de álcool pelo intestino, dando tempo para o fígado metabolizar o álcool que vai sendo consumido.
Lembre também de tomar bastante água enquanto estiver bebendo

Celebre a vida, mas beba com moderação.
Um brinde ao trato digestivo saudável!
Compartilha esse post com seus amigos para evitar aquela ressaca!


Drª Vanessa Nogueira
Gastroenterologia e Endoscopia
CRM 20782 - RQE 10662/10716