AGENDAR CONSULTA

ÔMICRON e sintomas gastrointestinais - Muda alguma coisa?!

20/02/2022 às 00:11:47

Desde o final de 2021, a variante Ômicron vem causando uma explosão de casos da doença em diversos países, inclusive no Brasil.  Segundo a OMS, essa variante é altamente transmissível e com grande número de mutações.

A maioria das pessoas infetadas pela variante Ômicron do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, apresentam sintomas semelhantes as demais infecções respiratórias, como a gripe, acrescida de febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato, até sintomas mais graves envolvendo a dificuldade respiratória. 

Estudos têm demonstrado que pessoas infectadas, por vezes, também podem experienciar sintomas gastrointestinais como: náuseas, dor abdominal, vômitos, perda de apetite, sensação de enjoo, diarreia e azia, por exemplo.

E embora esses sintomas não sejam sinais chave do vírus, podem manifestar-se juntamente com outros sintomas de gripe.

A razão pela qual as pessoas sentem esses sintomas gastrointestinais, deve-se principalmente à forte resposta inflamatória do corpo à infeção pelo vírus. 

Se você suspeita apresentar qualquer sintoma listado, é importante que faça um teste e siga as diretrizes de isolamento. E vacine-se!! A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus.

Me conta aí, você foi infectado? Se sim, qual sintoma mais marcante?
Compartilhe esse alerta para mais pessoas ficarem atentas!

Drª Vanessa Nogueira
Gastroenterologia e Endoscopia
CRM 20782 - RQE 10662/10716

Av. Treze de Maio, 1383 (Tower 13). Sala 505, Fátima
Fortaleza - CE