Você sabia? O excesso de álcool pode causar pancreatite!
AGENDAR CONSULTA

Você sabia? O excesso de álcool pode causar pancreatite!

13/02/2022 às 00:04:06

Cerveja, vodka, uísque, vinho, pinga... As pessoas, em geral, compreendem que bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde, mas muitas delas não sabem exatamente quais são os riscos do uso nocivo de álcool. O consumo exagerado pode causar danos no organismo a curto e a longo prazo.

A ingestão de mais de 100 ml de álcool por dia durante vários anos pode provocar a obstrução dos pequenos canais pancreáticos, o que pode acarretar o desenvolvimento de uma pancreatite crônica.

O mecanismo que faz com que o consumo de álcool cause a pancreatite não é completamente compreendido. Estudos apontam que o álcool é convertido em substâncias químicas tóxicas no pâncreas, que causam danos e que pode causar o entupimento dos pequenos dutos no pâncreas, que liberam seu conteúdo no duto pancreático, o que por fim causa a pancreatite.

As inflamações no pâncreas se manifestam, principalmente, através de dor na região abdominal superior após comer ou beber. Em alguns casos pode haver náusea e vômitos.

Por isso, não exagere na bebida. Qualquer que seja o volume ingerido, álcool é sempre uma substância tóxica, especialmente prejudicial para o pâncreas.
Se você é portador de pancreatite, não beba nem uma gota de álcool para não agravar o quadro e evitar a progressão da doença.

Procure assistência médica, se sentir uma dor forte na parte superior do abdômen que irradia para as costas. O diagnóstico e o início precoce do tratamento são fundamentais para o controle do problema.

Compartilha esse post com alguém que precisa saber dessas informações!

Drª Vanessa Nogueira
Gastroenterologia e Endoscopia
CRM 20782 - RQE 10662/10716

Av. Treze de Maio, 1383 (Tower 13). Sala 505, Fátima
Fortaleza - CE